quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Viemos daqui - Trentino-Alto Adige Itália



O Trentino-Alto Ádige , em alemão Trentino-Südtirol, em ladino-dolomita Trentin-Südtirol, é uma região situada no nordeste da Itália, com 990 mil habitantes e 13 607 Km², cuja capital é Trento. Tem limites ao norte com a Áustria, ao sudeste com o Vêneto, a sudoeste com a Lombradia e a oeste com a Suíça. Por efeito do estatuto especial de 1972, o nome oficial da região é Trentino-Alto Adige/Südtirol. Depois da lei de modificação constitucional número 3, de 18 de outubro de 2001, a denominação ítalo-alemã está tambem consagrada no artigo 116 da Constituição da República Italiana. Antes de 1972, a região teve o duplo nome de Trentino-Alto Adige/Tiroler Etschland. A região é composta por duas províncias: A Província Autônoma de Trento (sul) e a Província Autônoma de Bolzano (norte).
Na região de Trentino-Alto Ádige estão presentes três grupos lingüísticos:
Italiano: 60% da população
Alemão: 35 % de população
Ladino-dolomita: 5% da população
As duas províncias que compõem a região Trentino-Alto Ádige são bastante diferentes lingüisticamente. O Trentino (Província autônoma de Trento) é quase completamente de língua italiana, com comunidades históricas de língua alemã (Mocheni e Cimbri), enquanto o Alto Ádige (Província autônoma de Bolzano ou Südtirol) tem maioria de língua alemã com apenas 25%de língua italiana.
No Trentino-Alto Ádige está presente também a minoria lingüística ladino-dolomita, a assim chamada Ladínia, que se estende também ao território da região do Vêneto.

Clique em:
- Somos Tiroleses ! para baixar apostila.
- O Trentino para saber mais sobre o assunto.
- Trento para conhecer mais sobre a província.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite a todos da família Pintarellí. Fiquei muito feliz por ter conseguido encontrar algo sobre minha familia. Sou neta da saudosa Ancie Píntarellí , casada com o também saudoso Luiz Zermiani, moravam em Presidente Getúlio,SC.
sou filha de Valentim Zermiani que é filho de Anice, resido atualmente na cidade de Jaraguá do Sul,e sei que através deste site poderei contar um pouco mais da histótia de minha família para minhas filhas.

meu e-mail é maurelia.z@hotmail.com

abraços...

pintarelli@gmail.com disse...

Olá Maurélia, foi uma surpresa e uma satisfação muito grande receber notícias suas. Seja sempre bem vinda. Enviei-lhe um email solicitando alguns dados e apreciaríamos muito a sua colaboração. Um grande abraço da família Pintarelli

Anônimo disse...

ola meu nome é marcio zermiani, irmao da maurelia, e fico orgulhoso de saber que tem alguem preocupado coma nossa origem , e ao mesmo tempo pensp o quão fortes eram nossos parentes que sobreviveram a tudo, em uma terra estranha; tanto que coloquei o nome de meu filho de giovanni, em homenagem a coragem do nosso mais longiquo parente, um abraço.

pintarelli@gmail.com disse...

Marcio, é um prazer para todos nós, da Família Pintarelli, receber seus comentários. Se você é irmão da Maurélia então também é filho do Valentim Zermiani e de Da. Ivone. Seus avós Luiz Zermiani e Anice Pintarelli. Os bisavós, por parte da Anice são o Guerino Pintarelli e a Eugenia Pandini. Seus trisavós o Candido Nicolò Pintarellli, o herói da nossa página, e a Caterina Anderle. Seus tataravós o Giovanni Battista Pintarelli e a Orsola Fontanari. E, por último, seu quinto avô o também Giovanni Battista Pintarelli que se casou com sua quinta avó Catterina Biasi em 1802. Veja como são importante para nós e para as gerações futuras os registros da nossa história. Você está convidado a ser nosso colaborador. Seja sempre bem vindo.