quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A aurora da Colônia

A Colonização Italiana na antiga Colônia Blumenau teve início em 1875, com a chegada no dia 15 de agosto desse ano, da primeira leva de 20 famílias procedente do Tirol Austríaco, seguindo-se mais duas, uma de 34, no dia 15 de setembro e outra, de 60, no dia 20 de outubro, totalizando 114 famílias com 771 pessoas.
Essas primeiras famílias foram localizadas pela Direção da Colônia, ao longo de três picadas, as quais, partindo da povoação de Timbó, seguiam, uma pela margem direita do Ribeirão Rodeio e as outras duas, a partir da foz do Ribeirão Rodeio e as outras duas, a partir da foz do Ribeirão Fortunata, acompanhavam o Rio dos Cedros. Estas três picadas foram designadas de “Caminho de Rodeio”, “Estrada dos Pomeranos” e “Caminho dos Tiroleses” constituindo-se nas três mais extensas linhas coloniais de ocupação italiana. A primeira a ser ocupada foi a de “Caminho de Rodeio” .
No dia 18 de setembro de 1875, na sede da Colônia, em cerimônia simples, o Dr. Blumenau fez a entrega oficial dos títulos de posse dos primeiros vinte imigrantes todos ocupantes do “Caminho de Rodeio”, entrega esta feita por intermédio de Domênico Ferrari, residente em Blumenau e intérprete oficial dos italianos junto à Direção da Colônia.
A data – 18 de setembro – deve ser considerada, portanto, como a fundação de Rodeio, face o critério adotado pelo Dr. Blumenau que entendia ser a data da fundação, a da distribuição dos primeiros lotes e não a da chegada dos imigrantes.
Coube ao bisnono Candido o Lote 116 da nova colonia.

Nenhum comentário: